top of page

Linhagem

Parampara, está presente em vários ramos de conhecimento da Índia, é uma palavra em Sânscrito que significa a passagem do conhecimento para gerações sucessivamente, ininterruptamente e com continuidade. A continuidade permite que a tradição exista e mantenha vivo o conhecimento.

Quando falamos na história do ashtanga remontamos ao sábio Vamana Rishi. Não se sabe muito sobre ele, somente que ele foi o autor do Yoga Korunta, o livro que ensinava a técnica de vinyasa.

Guruji como era e continua sendo chamado pelos seus alunos, Sri. K. Patabhis Jois, está no topo da linhagem do ashtanga vinyasa yoga, seguido de Manju Jois, Saraswati e Sharath Jois.

Guruji foi introduzido ao yoga aos 12 anos de idade por Krishnamacharya. Estudou junto de seu mestre de 1927 a 1945. Estudou sânscrito, advaita vedanta e vinha de uma família de astrólogos, o que lhe deu muito conhecimento sobre o tema.

Em 1948 abriu o Ashtanga Yoga Nilayam em Mysore com o intuito de ensinar e expandir o método. Ensinou por muitos anos numa pequena sala da casa da família no bairro de Lakshmipuram. Na sala cabia apenas uns 12 alunos. Nesse contexto foi estabelecido o método Mysore-style que ensinamos até hoje.

Guruji nos deixou em 18 de maio de 2009.

Hoje Sharath Jois ensina e administra o Shrarath Yoga Centre, localizado em Mysore. R. Saraswathi Jois, filha de K. Pattabhi Jois; juntamente com sua filha Sharmila Mahesh, ensinam no K.PATTABHI JOIS ASHTANGA YOGA SHALA, também localizado em Mysore.

bottom of page