top of page

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga é um sistema dinâmico de prática de yoga, composto por seis séries e caracterizado pelo sistema de vinyasas. Vinyasa é o nome dado a combinação da respiração com o movimento. Assim, no ashtanga yoga para cada movimento há uma respiração. A respiração é a música da prática e é quem dita o ritmo do movimento. Quanto mais a respiração vai afinando, mais a prática se torna suave e tranquila. A respiração é o que conecta o corpo e a mente. Assim, uma respiração suave relaxa os pensamentos, diminuindo os vrittis (ondas de pensamentos).

 

Outra das características do ashtanga yoga é o drishti, foco do olhar. Fisicamente o drishti nos ajuda a manter o equilíbrio, auxiliando na concentração e no foco. Cada postura tem o seu próprio drishti. 

 

E por fim, temos os bandhas: Mula bandha e Uddiyana bandha. 

Mula Bandha puxa energia para a extremidade inferior da coluna vertebral, para o Chakra Muladhara representando o elemento terra. Mula Bandha faz com que você se conecte com esta energia aterrada, proporcionadno firmeza e estabilidade. Uddiyana Bandha literalmente significa “voar para cima”. Uddiyana Bandha puxa o Prana (energia) para cima através da coluna vertebral desde sua fundação. Uddiyana Bandha te conecta com o elemento ar, a energia do Chakra Anahata no meio da caixa torácica. Uddiyana Bandha dá leveza, ajudando a superar a força da gravidade.

 

Quando estes três locais de atenção, que chamamos de Sistema Tristhana, são usados corretamente e simultaneamente, eles trabalham para limpar o corpo físico, o sistema nervoso e a mente. Então, através da prática diária e da repetição do método Tristhana, seremos capazes de acessar as funções mais sutis da mente e da consciência. 

 

Esta é a Essência do método da Ashtanga Yoga. Sem esses 3 pontos, o foco é apenas no asana. Asana sozinho tem suas limitações e, em última análise, não é o todo da yoga.

bottom of page